Guia de compras para Smartphone

Quando estiver pronto para comprar um smartphone, você pode se deparar com uma escolha difícil, mas podemos ajudar em sua decisão. O modelo certo para você depende principalmente do uso que você vai dar a ele. Confira abaixo os principais critérios de seleção e decida o que é importante para você.

Com essas informações em mente, você pode encontrar facilmente o modelo perfeito através do nosso guia de compras.

Smartphone - Melhor Compra!

Qual tamanho de tela?

Menos de 5" (<12,7 cm)

Esses dispositivos são  extremamente fáceis de operar com uma mão. A tela não é apenas grande o suficiente para fazer chamadas de vídeos, mas é bem possível utiliza-los para para usar multimídia (ouvir música, jogar jogos, visitar sites de redes sociais etc.). A maioria dos modelos básicos é desse tamanho, hoje as telas menores, estão se tornando cada vez mais disponíveis.

5 a 5,5 "(12,7-14 cm)

Graças à tela maior, esses dispositivos são mais convenientes para navegar, visualizar imagens de vídeo e usar aplicativos de escritório (por exemplo, compondo e-mails) .No entanto, devido às suas dimensões maiores, às vezes são difíceis de operar com uma mão. Hoje, a grande maioria dos smartphones possui esse tamanho.

Maior que 5,5" (> 14 cm) 

Eles são ideais para navegar, assistir filmes e usar uma variedade de aplicativos. Você precisa das duas mãos para usá-las e pode carregá-las com menos facilidade no bolso.

Qual o sistema operacional?

Também decisivo para sua escolha é o sistema operacional de um smartphoneEste é o software com o qual o dispositivo funciona. A facilidade de uso e a variedade de aplicativos diferem dependendo do sistema operacional.Os dois principais hoje são iOS e Android.

iOS

Este é o sistema operacional de todos os iPhones da Apple, que representam 15 a 20% do mercado.

Benefícios

  • Intuitivo e fácil de usar.
  • Acesso à Apple App Store, com uma enorme variedade de aplicativos.
  • Atualizações disponíveis por vários anos.

Contras

  • Pouca escolha livre, opções limitadas para ajustar a exibição ao seu gosto.
  • O software iTunes é necessário para conectar seu smartphone ao computador. 

Android

Muitos fabricantes usam esse sistema operacional, desenvolvido pelo Google.Cerca de 80% de todos os smartphones estão equipados com isso.A base do sistema permanece a mesma para todos os modelos, mas os aplicativos e a interface padrão podem diferir ligeiramente.

Benefícios

  • Aplicativos muito diversos disponíveis na Google Play Store.
  • Muitas possibilidades para ajustar a exibição.

Contras

  • O Android era mais vulnerável a vírus, embora já tenha melhorado. 
  • Os fabricantes nem sempre fornecem atualizações. Por exemplo, você pode atualizar um smartphone Samsung por no máximo 2 anos.
  • A desvantagem das diferentes opções de configuração é que o Android é menos amigável que o iOS.

Tipos de tela?

Resolução

Expressa em pixels. Uma tela com alta resolução, por exemplo, full HD (1.080 x 1.920 pixels), é mais agradável para visualizar fotos ou vídeos e para navegar. Peça na loja para assistir a um filme e preste atenção aos detalhes e suavidade dos movimentos. Uma resolução muito baixa é perturbadora, mesmo nos aplicativos mais comuns. Para facilitar o uso, é necessária uma resolução mais alta quanto maior a tela.Portanto, o número de "ppi" é calculado (pixels por polegada): quanto mais ppi, mais nítida é a imagem.

Brilho

Verifique se a imagem sempre permanece claramente visível. Em menos condições de iluminação, por exemplo, sob luz solar intensa, às vezes é difícil ler uma tela com pouco brilho.

Qualidade geral da tela

Além do brilho, o contraste, o ângulo de visão e a reprodução das cores também são importantes. Alto contraste fornece cores negras e vibrantes profundas. Se o ângulo de visão for grande o suficiente, outras pessoas próximas a você poderão assistir a vídeos ou fotos sem precisar ligar o dispositivo. Mas se você inclinar uma tela com um ângulo de visão limitado, a imagem se tornará quase completamente invisível. Finalmente, uma bela reprodução de cores resulta em imagens vívidas.

Quantidade de armazenamento

Você pode salvar seus dados (contatos, e-mails, fotos, aplicativos etc.) de quatro maneiras: no cartão SIM, na memória incorporada, em um cartão de memória externo ou na nuvem (espaço de armazenamento virtual).

Cartão SIM

Você pode armazenar os números de telefone e outros dados de seus contatos no cartão SIM. No entanto, devido à capacidade limitada, isso está sendo usado cada vez menos. Você também pode salvar suas mensagens de texto. Em um telefone "dual SIM", você pode inserir dois cartões SIM para usar duas assinaturas diferentes com um dispositivo. No entanto, alguns fabricantes preferem descartar o cartão SIM atual e substituí-lo por um e-SIM.

Memória interna

Ele contém todas as informações do seu smartphone. Se você também deseja armazenar fotos e vídeos, escolha um dispositivo com capacidade de pelo menos 16 GB. Lembre-se de que as imagens de vídeo em HD e certamente em 4K ocupam muito espaço. Para isso, você também precisa de um modelo com pelo menos 32GB ou mesmo 64 GB. 

Como o sistema operacional e os aplicativos padrão também ocupam espaço na memória, a capacidade de armazenamento disponível é sempre menor que o indicado.

Cartão de memória externo

Se a capacidade de armazenamento interno for bastante limitada e você desejar armazenar muitos dados (por exemplo, aplicativos e vídeos), escolha um dispositivo no qual possa inserir um cartão micro SD. Nem sempre é possível expandir a memória. Os iPhones, por exemplo, não possuem um slot para cartões de memória. Saiba também que os aplicativos nem sempre podem ser transferidos para um cartão de memória externo.

Outros pontos de atenção na hora da compra

Bateria

Se você costuma navegar com seu smartphone, jogar ou usar a função GPS, a bateria pode ficar vazia após algumas horas. Afinal, ele esvazia mais rapidamente quando você usa a tela do que quando você acabou de ligar. Portanto, escolha um dispositivo com autonomia de bateria longa.

Som

Vozes e música devem parecer nítidas e amplificadas, o que geralmente não é o caso nos dispositivos básicos. Especialmente quando você utiliza em um ambiente barulhento, a qualidade do som é muito variável. Os modelos mais caros podem suprimir o ruído de fundo indesejado. É melhor usar bons fones de ouvido para ouvir música. Geralmente, os fones de ouvido fornecidos geralmente oferecem baixa qualidade de som. A qualidade do som geralmente deixa muito a desejar pelos alto-falantes embutidos.

O fim do mini jack

Em setembro de 2016, a Apple lançou dois novos iPhones: o 7 e o 7 Plus, com a "novidade" a ausência de um mini jack de 3,5 mm, ao qual você costuma conectar seus fones de ouvido.

A Apple justifica a escolha, referindo-se à maior resistência à água dos telefones e à bateria maior. Não há argumentos convincentes, pois há muitos smartphones com portas à prova d'água e excelente autonomia. Ao mesmo tempo, a Apple lançou um fone de ouvido sem fio (Bluetooth) relativamente caro.

O iPhone 8, 8 Plus e X, mas também o Huawei Mate 10 Pro e o Google Pixel 2 não têm mais uma conexão de minitomada.

O melhor som com fio

Acreditamos que fones de ouvido e fones de ouvido com fio (e, portanto, a manutenção da porta jack) permaneçam relevantes, pois seu som é melhor que os fones de ouvido sem fio. Este último não pode retornar um sinal de "Alta resolução" e pode sofrer interferência. Isso significa que muitos dos chamados fones de ouvido Bluetooth "Hi-Res" não são realmente bons.

A Apple se defende dizendo que há um adaptador que pode ser conectado à porta de carregamento para conectar fones de ouvido e fones de ouvido. Mas o uso obrigatório de um adaptador desencoraja o consumidor, sem mencionar que você não pode carregar o telefone e ouvir música no modo com fio ao mesmo tempo. Somos céticos em relação às escolhas da Apple.

Fotos e vídeos

A qualidade da foto depende de vários fatores: tamanho do sensor, resolução, brilho, balanço de branco, contraste, flash, foco automático, estabilizador de imagem, reconhecimento de rosto etc. Um alto número de pixels não é necessariamente melhor. Por exemplo, uma resolução de mais de 16 megapixels oferece pouco valor agregado e é acima de tudo um ponto de venda. A maioria dos dispositivos possui uma segunda câmera frontal para tirar selfies. Gravar imagens de vídeo em 4K com um smartphone não faz sentido, porque elas ocupam uma quantidade enorme de espaço na memória. Além disso, você precisa de uma tela 4K grande para aproveitar totalmente a excelente qualidade de imagem. Caso contrário, nenhuma diferença significativa é visível. Full HD é mais que suficiente para um smartphone.

Dados Móveis

Observe que nem todos os smartphones são compatíveis com a rede 4G, 5G (ou LTE). Modelos mais baratos, em particular, costumam ter apenas 3G. Para navegar ultra-rápido, você deve verificar se o seu dispositivo suporta 5G.

Atualizações

Compre um smartphone cujo sistema operacional possa ser facilmente atualizado no futuro.Isso determina em grande parte a vida útil do seu dispositivo.Afinal, uma atualização protege principalmente contra novos vírus e malware que surgiram desde a versão anterior do sistema operacional.Além disso, às vezes também é necessário um upgrade para poder usar determinados aplicativos ou funções de maneira suave.

No entanto, nem todos os smartphones podem ser atualizados assim. Em primeiro lugar, são os produtores de um sistema operacional, Apple (iOS) ou Google (Android), que decidem quando uma atualização deve ocorrer. Depende do chipset do seu smartphone se o seu dispositivo também pode aplicar essa atualização. Mas se for tecnicamente possível, ainda não é uma garantia que você receberá a atualização: isso é determinado pelos fabricantes dos smartphones. Nossos estudos mostram até que a maioria dos dispositivos, mesmo tendo um chipset suficientemente poderoso, não recebe uma atualização e, portanto, fica com um software desatualizado.

Portanto, existem muitos jogadores e fatores que determinam se uma atualização chega ou não, e nesse sentido é sempre um pouco de loteria.Ao comprar um novo dispositivo, é melhor escolher um dispositivo com certas especificações técnicas (3 GB de memória RAM, um processador com 8 núcleos e 32 GB de espaço de armazenamento): isso aumenta a chance de você - se necessário - atualizar será capaz de instalar.

Se você comprou seu dispositivo juntamente com uma assinatura móvel do seu provedor de telecomunicações (Vivo, Claro, Tim, ...), ele deverá informá-lo da atualização. Nesse caso, isso acontecerá ainda mais tarde.

MENUMERCADO - Menor Preço Sempre!

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados